Pages

terça-feira, 24 de maio de 2016

Posfácio : Imagens do Inconsciente / Mundo da Caralâmpia à Emoção de Lidar / Especial Dra. Nise da Silveira
















Posfácio - Imagens do inconsciente : como parte do projeto que gerou a Trilogia Imagens do Inconsciente , Leon Hirszman entrevista a psiquiatra Nise da Silveira , aluna de Carl Jung , e fundadora do Museu de Imagens do Inconsciente .

Do Mundo da Caralâmpia à Emoção de Lidar : entrevista com a Dra. Nise da Silveira , realizada em 03 e 04 de agosto 1992 , por Gonzaga Leal e Rubem Rocha Filho .

Nesta entrevista , Nise fala das suas inquietações , das suas filiações teóricas , e de sua experiência na relação com a loucura , com o desassossego , com a dor humana , e com a instituição psiquiátrica .

Se remete a Antonin Artaud e Jung , como mestres decisivos na formulação do seu campo conceitual teórico-prático , no manejo da clínica da psicose .

Interroga a psiquiatria clássica , ao mesmo tempo em que aponta a sua aliança com a anti-psiquiatria , e com artistas pertencentes as mais diversas linguagens .

Atrevida que era , utilizou o animal como co-terapeutas , desafiando o status quo da tradição psiquiátrica , o que veio fortalecer um dos seus conceitos de maior força e potência por ela desenvolvidos , " O AFETO CATALIZADOR " .

Durante todo o percurso da entrevista , Nise deixa claro o seu sonho desde pequena -- apaziguar o sofrimento humano . 

Conciliando ternura , firmeza de convicções , sensibilidade e rigor teórico , Nise esteve a frente do seu tempo , continua aqui ...

Nota : Leon Hirszman faleceu antes que pudesse editar o material com Nise da Silveira .

Eduardo Escorel montou o filme .

Carioca recomenda !!!


Tamanho : 226 / 199 MB
Idioma : Português
Formato : Mp4
Gênero : Documentário
Ano : 1986 / 1992





Powered By Blogger