Pages

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

My Bodyguard - Cuidado com meu Guarda-Costas

















Sob todos os pontos de vista , esta é a história de Clifford Peache (Chris Makepeace) , um adolescente de 15 anos , que acaba de se matricular numa nova escola devido ao emprego do pai (Martin Mull) , o atarefado gerente de um hotel .

Fora da rotina de hóspede especial no lugar , na qual também se inclui sua espevitada avó (Ruth Gordon) .

O franzino Chris se vê às voltas com as constantes ameaças e extorsões dos valentões da escola , liderados pelo valentão-mor Moody (Matt Dillon) .

Acuado e ao mesmo tempo observador , ele decide estabelecer contato e contratar o grandalhão Ricky Linderman (Adam Baldwin) , como seu guarda-costas , mesmo apesar dos boatos estarrecedores sobre o rapaz , dentre os quais figuram o estupro de professoras , a quebra de ossos de colegas e o assassinato de seu próprio irmão ...

Nota : clássico absoluto da Sessão da Tarde , este filme permanece ainda hoje , como um dos mais tocantes contos cinematográficos sobre a amizade e o universo escolar adolescente .

Apesar de suas limitações como narrativa , a sinceridade deste trabalho de estréia do diretor Tony Bill , dá o tom necessário ao eterna dilema pelo qual passam os " losers " e os incompreendidos , classes com as quais muitos adolescentes em algum momento de sua vida já chegaram a se identificar .

A história é simples , mas o resultado é extremamente agradável e edificante .

O ponto forte do filme é a empatia que os personagens transmitem , num universo tantas vezes retratado em pastiches dos mais variados e muitas vezes estereotipado até a última linha do roteiro .

Isso não quer dizer que os estereótipos não existam neste longa .

A diferença está no fato deles serem aproveitados com sutileza , sem palhaçadas gratuitas e em completa sintonia com o ambiente do protagonista .

Chris Makepeace meio que repete o seu papel de " Almôndegas " (que também encontra-se no Carioca) , o do moleque com olhar perdido , talento nato para passar por mosca morta e carisma suficiente para se converter ao final no herói que todo adolescente problemático gostaria de ser .

Matt Dillon inicia sua longa carreira de bad boy em grande estilo , enquanto Adam Baldwin imprime dignidade a um personagem tão trágico quanto enigmático .

A curiosidade maior é a presença de Joan Cusack também novinha , encarnando uma amiga feinha de dar dó , rsrs .

Mesmo sendo bastante engraçado em algumas passagens , " Cuidado com Meu Guarda-costas " é em sua essência , um drama atemporal sobre a descoberta da amizade e um dos muitos ritos de passagem passíveis de ocorrer na adolescência .

O " cheiro " de filme dos anos 70 , transparece no estilo dos figurinos , na fotografia ligeiramente desbotada e na trilha sensível de Dave Grusin , o que indefectivelmente garante o charme do filme para as novas gerações de cinéfilos .

Uma pena que , depois desta competente estréia na direção , Tony Bill tenha seguido uma carreira exclusiva na TV , ao invés de tentar conceber mais histórias deste tipo , o que muito talvez teria conduzido o diretor pelo mesmo percurso trilhado por excelentes cineastas com olhos voltados para a juventude , como o mestre John Hughes .

Análise by Kollision em 29/Março/2006 .

O Carioca recomenda !!!


Tamanho : 471 MB
Idioma : Inglês
Legenda : Português
Formato : Avi
Gênero : Comédia/Drama
Ano : 1980


Download


2 comentários:

Anônimo disse...

Copiando texto dos outros...
Que feio...
E o que é pior, destruindo a sintaxe!
tsc tsc

Anônimo disse...

Meu caro (a) , esta obra é mais uma do saudoso e espetacular FARRA , se acompanha o Carioca , e conhece a Ideologia defendida aqui , copiar , não é a palavra , faço questão de colocar o mérito , seja em uma palavra ou texto , se for seu , terei todo prazer em dar o mérito .

Sobre destruir a síntese , fica a liberdade da opinião do amigo .

Graças ao comentário do amigo , me fez lembrar , de lendários como Eudes .. e por ai vai .

Ufa ufa rsrs , finalizando se o texto for do amigo , se dentifique e de a forma que ache correta .

Viva a bandeira de compartilhar .

Forte abraço .


Powered By Blogger