Pages

sábado, 30 de agosto de 2014

Stromboli , Terra di Dio - Stromboli


























Ao final da 2ª Guerra Mundial , Karin (Ingrid Bergman) , é uma bela mulher que se encontra no Campo de Refugiados de Farfa , na Itália .

Antes da guerra , vivia com seu marido , um arquiteto , na Tchecoslováquia . Com a invasão alemã , ficou viúva e fugiu para a Iugoslávia .

A chegada das tropas nazistas neste país , fez com que ela , utilizando-se de documentos falsos , fugisse mais uma vez , e entrasse na Itália de forma clandestina , onde foi presa pelas autoridades .

Falando fluentemente a língua inglesa , seu plano é o de conseguir asilo político na Argentina .

Enquanto aguarda a resposta desse país ao seu pedido de asilo , é cortejada , através de uma cerca de arame-farpado , por Antonio (Mario Vitale) , um jovem pescador do sul da Itália e prisioneiro de guerra , prestes a ser libertado .

Embora mal consigam se comunicar , já que ela não fala italiano e ele mal arranha algumas palavras em inglês , o pescador apaixonado , está disposto a tê-la como esposa , enquanto ela vê essa possibilidade apenas como uma alternativa para o caso de seu plano falhar .

O indeferimento de seu pedido de asilo pelas autoridades argentinas faz , portanto , com que ela se case com Antonio , mesmo sem sentir a menor afeição por ele .

Uma vez libertados , o casal viaja para a pequena , vulcânica e desolada ilha de Stromboli , localizada no Mar Mediterrâneo , ao norte da Sicília .

No trajeto de barco entre Messina , na Sicília e Stromboli , eles conhecem um outro ex-prisioneiro de guerra , que também está voltando para a ilha , onde trabalha no farol .

A chegada ao local é uma grande decepção para Karin , além das poucas casas de seus habitantes , ela só vê devastação provocada pelas freqüentes erupções do vulcão que domina a pequena ilha .

Já não tendo qualquer afeição pelo marido , ela se sente como se tivesse saído de uma prisão e caído numa outra . Para piorar a situação , é constantemente hostilizada pelas demais mulheres da ilha , por considerá-la uma estranha , orgulhosa e prepotente .

Nota : " Stromboli " , é mais uma grande realização do mestre do Neo-Realismo Italiano , Roberto Rossellini .

Além dos magníficos trabalhos , apresentados por Rossellini e Ingrid Bergman , o filme conta ainda com a belíssima fotografia em preto-e-branco de Otello Martelli , e com o excelente trabalho de edição , assinado por Yolanda Benvenuti .

Rossellini nos brinda com momentos memoráveis , como a " inesquecível pesca de atum " .

O cineasta é preciso na escolha das imagens , depois muito bem editadas , as quais além de fazerem parte da história , apresentam um certo simbolismo em relação à personagem vivida por Ingrid Bergman .

Me permitam destacar três sequências : o canto dos pescadores depois de uma pesca bem sucedida e as tentativas de sedução , da deusa Ingrid , ao padre e o homem do farol .

Curiosidade : durante as filmagens , Ingrid e Rossellini se apaixonaram e ela engravidou . Na época , ambos eram casados .

No mês da estréia do filme , ela deu à luz a Roberto , e uma semana depois , divorciou-se do Dr. Lindström , e se casou com Rossellini no México .

Esse romance , fora do casamento , gerou um escândalo internacional , condenado pelos americanos , das manchetes dos jornais , aos púlpitos das igrejas .

Ingrid só retornou à Hollywood seis anos depois , para arrasar com sua magnífica atuação em " Anastácia , a Princesa Esquecida " , filme com o qual foi agraciada com seu 2º Oscar de Melhor Atriz .

O Carioca recomenda !!!


Tamanho : 356 MB
Idioma : Italiano/Inglês
Legenda : Português
Formato : Rmvb
Gênero : Drama
Ano : 1950


Download


Um comentário:

Anônimo disse...

Rodrigo Valeu. Eu estava procurando este filme na net. Verdadeira raridade por ser o primeiro filme da Ingrid na Itália. Obrigado.


Powered By Blogger