Pages

sábado, 14 de dezembro de 2013

Lakposhtha Parvaz Mikonand - Les Tortues Volent Aussi - Turtles Can Fly - Tartarugas Podem Voar


















Na fronteira entre Irã e Iraque , semanas antes da invasão do Iraque pelas tropas norte-americanas , num acampamento de refugiados curdos , as pessoas se reúnem para ouvir as notícias da guerra .

A figura central desse grupo é Satélite (Soran Ebrahim) , um garoto que exerce a liderança entre crianças , jovens e adultos .

O filme registra o caos em que essas pessoas vivem , o isolamento , e a completa falta de informações relativas à guerra .

Agrin (Avaz Latif) , uma garota de 14 anos , chega à região com seu irmão , e um filho pequeno .

Eles , que encontram dificuldade em se relacionar com os outros refugiados , também acabam de passar por uma experiência traumática .

Satélite tenta a aproximação , mas quase não há diálogo entre eles .

Agrin entra em conflito também com o irmão , que pede que esperem mais um tempo , antes de procurarem novo abrigo .

Nota : como disse Luís Miguel Oliveira , “ Lakposhtha Parvaz Mikonand - Tartarugas Podem Voar ” é um filme que nos conduz ao fim do mundo .

E com toda a razão , porque o filme de Bahman Ghobadi (Diretor) é sobretudo pessimista , assente num carisma apocalíptico e desolador , de um Iraque invadido .

Ghobadi reflecte no destino dos curdos , na sua condição enquanto povo que sofre numa guerra , na miséria que uma guerra provoca .

E o cineasta curdo traz para a tela “ a ferida ” de qualquer guerra , traz uma realidade trágica e chocante , resultante de uma guerra nefasta .

Mais do que a quantidade de mortos que uma guerra possa sentenciar , é a dura e triste realidade das crianças e adolescentes na sua incessante luta pela sobrevivência , em tempos acerbos que nos choca .

Mas Ghobadi evita ao máximo uma abordagem política , ainda que existam momentos em que isso é impossível .

“ Lakposhtha Parvaz Mikonand - Tartarugas Podem Voar ” é acima de tudo um filme poético , onde o belo e o horror de uma guerra se misturam , onde a crueldade e a esperança estão lado a lado .

Mais um grande filme desse Cinema Iraniano que tanto me fascina , by Álvaro Martins .

O Carioca recomenda !!!


Tamanho : 317 MB
Idioma : Curdo
Legenda : Português
Formato : Rmvb
Gênero : Drama/Guerra
Ano : 2004


Download


Nenhum comentário:


Powered By Blogger