









Cal (James Dean) , sai de sua cidade , Salinas , e descobre que sua mãe não morrera em seu parto , como lhe dissera seu pai , Adam (Raymond Massey) , um homem correto e que criara os filhos conforme os preceitos bíblicos .
Cal passa à acreditar que sua maldade foi passada por sua mãe , Kate (Jo Van Fleet) , que vive em Monterrey , sendo cafetina em um bar .
Ao contrário dele , seu irmão Aron (Richard Davalos) é o preferido do pai , e está noivo da doce Abra (julie Harris) .
Cal tenta , de sua maneira , chamar sempre a atenção do pai , que lhe despreza ao passo que apóia o filho Aron , por acha-lo um homem justo e correto .
Com a chegada da guerra , Adam , que investira erroneamente , perde toda sua colheita e Cal investe em feijões , que foi valorizado com a guerra .
Cal oferece todo o dinheiro ganho ao seu pai , que mais uma vez o rejeita , causando no filho uma revolta que o leva a se vingar de seu irmão .
Nota : o grande Elia Kazan usa de traços bíblicos , com excelência (Caim e Abel , em tempos modernos) , na obra que ajudou James Dean à alcançar o estrelato .
Num confronto interior , entre o bem e o mal , paltados numa forte e conturbada personalidade , na busca frenética pela aceitação paterna ...
Podia-se imaginar o que viria desta curta e inesquecível carreira .
Baseado nos últimos capítulos do romance " A Leste do Eden " , de John Steinbeck .
Foi indicado a quatro Oscar : Melhor Ator (James Dean) , Melhor Diretor (Elia Kazan) , e Melhor Roteiro Adaptado (Paul Osborn) , tendo ganho o de Melhor Atriz Coadjuvante (Jo Van Fleet) , 1956 .
Prêmio de Melhor Filme Dramático (Elia Kazan) , e nomeado à Palma de Ouro (Elia Kazan) , no Festival de Cannes 1955 .
Curiosidades : este foi o único filme que James Dean viu estrear .
Morto prematuramente aos 24 anos , não chegou à ver as estréias de seus dois filmes seguintes , " Rebel Without a Cause - Juventude Transviada " , 1955 , e " Giant - Assim Caminha a Humanidade " , 1956 , que o alçaram a posição de astro .
Obs : ao término da obra , começa um pequeno documentário , " James Dean Forever " , com péssima imagem e sem legendas .
O Carioca recomenda !!!
Tamanho : 578 MB
Idioma : Imglês
Legenda : Português
Formato : Rmvb
Gênero : Drama/Romance
Ano : 1955
Download
Nenhum comentário:
Postar um comentário