Angela (Anna Karina) é uma bela jovem que trabalha como stripper numa casa noturna , a Zodiac , e vive com seu amante , o vendedor de livros Émile Récamier (Jean-Claude Brialy) .
Seu maior desejo é o de ter um filho , mas toda vez que coloca o assunto para Émile , este não aceita a idéia .
O grande prazer do jovem parece ser estar com sua bicicleta , que ele a usa até dentro do pequeno apartamento onde moram .
Certa noite , ao verificar que se encontra no melhor dia de seu período fértil , ela aguarda ansiosa a chegada de Émile para mais uma investida , já que não está a fim de perder aquela oportunidade .
Ao chegar em casa , depois de mais um exaustivo dia na livraria , Émile não quer outra coisa além de assistir pela TV a um jogo de futebol .
Por outro lado , Angela sofre com as constantes investidas de Alfred Lubitsch (Jean-Paul Belmondo) , o maior amigo do casal .
Nele , ela vê a possibilidade de conseguir o filho que tanto deseja , mas na realidade ela ama Émile .
Diante da insistência da mulher , um dia Émile pergunta à Alfred se ele não está disposto à fazer um filho com Angela , deixando-o constrangido .
Tal fato , desencadeará uma série de comfusões ...
Nota : " Une Femme est Une Femme - Uma Mulher é Uma Mulher " é mais uma pérola desse mestre da " Nouvelle vague " francesa , Jean-Luc Godard .
Aproveitando um roteiro extremamente simples , Godard explora as tensões que se desenvolvem no relacionamento de um casal , quando a mulher deseja desesperadamente ter um bebê , e o marido não aceita a idéia .
Ele traduz para a tela , com brilhantismo , o comportamento da mulher da década de 60 , após a repressão social e sexual sofrida nos anos 50 .
No elenco , três ícones da " Nouvelle vague " : Jean-Claude Brialy , Jean-Paul Belmondo e Anna Karina , musa de Godard , com quem se casou em 03/03/1961 .
É interessante notar o fato de Godard aproveitar seu filme para citar outras pérolas da " Nouvelle vague " : Num Bar , em uma pequena ponta , Jeanne Moreau comenta que está filmando " Jules et Jim " , e num outro momento , Alfred diz que à noite vai passar na TV , " Acossado " , respectivamente de François Truffaut e do próprio Godard .
Embora não se trate de um musical , onde os personagens cantam e dançam , Godard procura fazer um tributo aos musicais de Hollywood .
Tendo à frente da trilha sonora o grande Michel Legrand , a música está bastante presente ao longo do filme , variando do jazz às canções francesas , destacando-se o momento em que , no Bar do Marcel , Alfred vai até uma jukebox e coloca " Tu te Laisses Aller " , interpretada por Charles Aznavour , para Angela ouvir .
Num outro momento , ao ser perguntada por que está triste , Angela responde que é porque gostaria de estar num musical com Gene Kelly e Cyd Charisse , coreografado por Bob Fosse .
Enfim , " Une Femme est Une Femme - Uma Mulher é Uma Mulher " é um filme imperdível , by 70 Anos de Cinema .
O Carioca recomenda !!!
Tamanho : 136 MB
Idioma : Francês
Legenda : Português
Formato : Mp4
Gênero : Comédia/Drama/Musical/Romance
Ano : 1961
Download
Nenhum comentário:
Postar um comentário