Pages

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Fando y Lis - Fando and Lis - Fando and Lis : Tar Babies
















O diretor chileno Alejandro Jodorowsky levou mais de dez anos para se aventurar no cinema novamente , depois de ter realizado apenas o curta " La Cravate - A Gravata " , em 1957 .

Durante esse hiato , juntou-se aos surrealistas Fernando Arrabal e Roland Topor , fundando em 1962 , o " Movimento Panique " , homenageando o deus Pan , cujas atividades eram apresentações teatrais performáticas e vanguardistas ao vivo , pelas ruas parisienses .

Foi justamente à partir de uma peça de Arrabal , que Jodorowsky resolveu fazer seu primeiro longa metragem : " Fando y Lis " .

Basicamente , a trama narra a jornada de Fando (Sergio Kleiner) , e sua amada , a paralítica Lis (Diana Mariscal) , em busca da mítica " Tar " , a última cidade que sobrou na terra após uma guerra nuclear apocalíptica , uma espécie de paraíso .

Levando Fando , a esperança de que lá , Lis voltará à andar .

Mas o argumento serve apenas como pretexto para que o diretor experimente e expresse seus delírios surrealistas , mas de forma bem visceral , diferente da leveza de " La Cravate - A Gravata " .

" Fando y Lis " pode ser resumido como uma fábula estruturada à partir de sucessões de “ gags ” surrealistas , com uma atmosfera de sonho , bem ao estilo de Buñuel e Dalí no final dos anos 20 e inicio dos 30 , com " Un Chien Andalou - Um Cão Andaluz " , e " L'âge d'or - A Idade do Ouro " , by Ronald Perrone .

O Carioca recomenda !!!


Tamanho : 491 MB
Idioma : Espanhol
Legenda : Português
Formato : Rmvb
Gênero : Aventura/Fantasia/Romance/Surrealismo
Ano : 1968




Nenhum comentário:


Powered By Blogger